jump to navigation

UTAD CELEBROU 24º ANIVERSÁRIO 15/04/2010

Posted by sergioreis86 in Uncategorized.
Tags: , , , , , ,
trackback

A universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro contou 24 velas no passado dia 30 de Março, comemorando assim mais um aniversário da instituição. As celebrações decorreram durante todo o dia e ficaram marcadas pelas presenças do Primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, durante a manhã, e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Mariano Gago, durante todo o dia.

Pela manhã, a academia transmontana recebeu a visita do Primeiro-ministro, que aproveitou a ocasião para efectuar a inauguração das obras de um novo bloco de laboratórios, o mais recente investimento da universidade. Orçamentada em 9 milhões de euros, a obra estará finalizada na mesma altura da auto-estrada para Bragança. José Sócrates fez questão de “sublinhar que a universidade celebra o seu aniversário com os olhos postos no futuro, num clima de confiança, vontade e ambição”. O Primeiro-ministro deixou ainda a promessa de que “a aposta na ciência, na investigação e no desenvolvimento vai continuar como uma aposta central ao serviço do desenvolvimento do País”.

Das acções a cargo de José Sócrates, na parte da manhã, constou ainda a realização de uma homenagem ao já falecido José Torres Pereira, ex-reitor da UTAD, através do descerramento da placa alusiva na Biblioteca Central da universidade, local onde terminaram as comemorações matinais.

A parte da tarde começou onde a manhã terminou, na Biblioteca Central, e prosseguiu sem a presença do Primeiro-ministro, mas com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago. Como é tradição, decorreu o cortejo académico desde a Biblioteca Central até à Aula Magna, onde se celebrou a sessão solene, animada pelo coro Capela Musical de S. Pedro.

O actual reitor da UTAD, Armando Mascarenhas, efectuou a sua intervenção, em jeito de despedida, uma vez que terminará brevemente o seu último mandato ao serviço da academia. À sua intervenção seguiram-se a do Presidente da Associação Académica da UTAD, Luís de Matos e a de António Martinho, como representante do Conselho Geral.

A cerimónia contou ainda com a presença de Alexandre Quintanilha, professor catedrático da Universidade do Porto, que a seu cargo teve a realização da tradicional Oração de Sapiência. O público presente foi brindado pelo professor com uma oração intitulada “Os futuros desafios da ética”, onde se debateram os limites éticos da ciência, e outros aspectos relacionados.

Após a já habitual entrega de prémios a professores, funcionários e alunos da academia, o fecho da sessão solene foi da responsabilidade de Mariano Gago, que destacou na sua intervenção que “não se encontra na Europa outro país que tenha conseguido a proeza extraordinária de transformar a democracia em qualificação, que é um dos indicadores mais espantosos da vitalidade da sociedade portuguesa.”. Para terminar, fez questão de sugerir aos actuais alunos que promovam a “atracção de outras pessoas para dentro da universidade”.

Após o encerramento da sessão solene, que determinou o fim das celebrações deste dia festivo para a academia, o reitor da UTAD revelou um “sentimento de missão cumprida num dia excepcional”, quer marcou o seu último aniversário na qualidade de reitor. Armando Mascarenhas mostrou-se grato pelas visitas de José Sócrates e Mariano Gago, que “vieram acarinhar e incentivar a UTAD a fazer o seu percurso exigente”.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: