jump to navigation

UTAD combate propagação do vírus H1N1 08/10/2009

Posted by sergioreis86 in Uncategorized.
Tags: , , ,
trackback

Neste começo do ano lectivo 2009/2010 que teve inicio no passado mês de Setembro, época crítica em relação à possível transmissão da Gripe A, a Universidade de Trás-os-Montes demonstra estar bem preparada para prevenir e mesmo para resolver casos de contaminação que eventualmente possam ocorrer.

Nesta época que agora iniciou existe enorme convivência entre alunos e ocorre também maior contacto físico devido a tradições académicas, como é o caso da “praxe” por exemplo. Além deste facto, destaca-se também a chegada de diversos alunos provenientes de outros países e que aumentam assim a possibilidade de propagação do vírus.

A responsável pela adopção das medidas de prevenção por parte da academia, a professora Maria João Monteiro, revelou que a UTAD “desde muito cedo procurou elaborar o seu plano de contingência” e destacou a importância da”informação actualizada no site da UTAD relativamente á Gripe A”, distinguiu também “a requalificação das instalações sanitárias” enfatizou ”a criação de quartos (16) disponíveis para aqueles estudantes que por recomendação da Linha de Saúde 24 necessitem de isolamento”, onde estarão “também assegurados cuidados como a higiene pessoal, a alimentação e a vigilância” e ainda “as salas de isolamento existentes por todo o campus da universidade”.

Entre a comunidade docente o receio de propagação também não aumentou neste começo do ano lectivo. O professor José Belo, docente da UTAD, afirmou que não tem “qualquer receio de ser contagiado” e pensa “que as outras pessoas não deviam ter porque, apesar de não ser médico, esta Gripe é menos perigosa do que a Gripe sazonal”. O professor destacou ainda que “a academia já tomou as medidas que foram propostas pelo Ministério da Saúde”.

Por sua vez, a professora Daniela Fonseca, também ela docente da academia transmontana, apesar de destacar os esforços feitos pela universidade, mostrou-se interessada em saber mais sobre “a possibilidade de colocar mais desinfectantes nas casas-de-banho, de fazer palestras e de fazer simulacros”. Referiu ainda que entre a comunidade docente não existem preocupações acrescidas, uma vez que mantêm “sempre o mesmo tipo de saudação”, mas admite a hipótese de “no futuro, se a epidemia vier, talvez tenhamos todos que ser um pouco mais recatados nas aproximações”.

A opinião geral dos alunos da academia vai ao encontro das ideias expressas pela comunidade docente e pelos responsáveis da universidade pela adopção das medidas de prevenção. Paula Moreira, aluna do 3º ano do curso de Ciências da Comunicação, destacou que a UTAD se encontra preparada para prevenir a possível propagação, uma vez que “os cuidados básicos já foram tomados”. A aluna distinguiu o facto de “cada pavilhão já ter uma sala de isolamento” e de existirem “desinfectantes espalhados por todos os pavilhões”. Por fim, Paula Moreira, tal como a generalidade dos alunos, referiu que continua a cumprimentar os seus colegas e que não tomou medidas extraordinárias de prevenção, uma vez que apenas começou a desinfectar as mãos mais vezes ao longo do dia. Por sua vez, Elisabete Teixeira, igualmente aluna do 3º ano do curso de Ciências da Comunicação, destacou a existência de “vários cartazes a informar sobre as medidas a tomar para prevenir” a possível transmissão do vírus H1N1.

Espera-se assim, que todas as medidas de prevenção promovidas pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro sejam seguidas por todos os alunos, docentes e funcionários, para que a comunidade universitária possa estar o mais protegida possível, com o objectivo de que este ano seja um sucesso para todas as entidades.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: