jump to navigation

Praxe Académica “imune” à Gripe A 26/09/2009

Posted by sergioreis86 in Uncategorized.
Tags: , , , , , , ,
trackback

       

          O novo ano lectivo na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro teve início no passado dia 14 de Setembro de 2009. Os novos alunos desta academia demonstraram que não irão tomar medidas acrescidas em relação à prevenção do vírus H1N1 que assola o país.

            As matrículas para o 1º Ano do 1º Ciclo na UTAD realizaram-se na semana de 14 a 18 de Setembro do presente ano, nas instalações da Biblioteca Central da Universidade.

            Como tem sido noticiado, o início do novo ano escolar é considerado como o mais crítico em relação á propagação da Gripe A.

            Os alunos que pela primeira vez efectuaram a sua matrícula no Ensino Superior demonstraram estar bem informados em relação às medidas de prevenção da doença. Marco Ribas, aluno do 1º Ano do curso de Comunicação e Multimédia, afirmou que tem recebido enorme quantidade de informação principalmente dos meios de comunicação social, mais especificamente “da televisão e de revistas”.  Por sua vez, Ricardo Neto, aluno do 1º Ano do curso de Medicina Veterinária, destacou a importância da “informação fornecida pelos cartazes e pelos desdobráveis expostos nas escolas” e o conhecimento “das medidas básicas de prevenção como, por exemplo, lavar as mãos”.

            Os estudantes mostraram-se algo receosos em relação á possível propagação do surto do vírus, contudo, tal como afirmou Ricardo Neto, acreditam que “a UTAD se encontra suficientemente capaz de prevenir o contágio”.

            Os primeiros meses dos novos alunos na universidade transmontana serão marcados por uma das mais antigas tradições académicas – a praxe. O contacto físico é inerente à situação da “praxe” académica, mas apesar deste facto, os “caloiros” não se encontram excessivamente preocupados. Os hábitos e o quotidiano não serão alterados, uma vez que apenas irão tomar as medidas básicas e habituais de prevenção, tal como afirmou Joana Silva, aluna do 1º Ano do curso de Educação Física e Desporto Escolar: “as precauções que tomo no dia-a-dia serão as mesmas”.

            Espera-se assim que o temido vírus não atinja a comunidade universitária e que o ano possa correr de feição a todos os alunos da UTAD.

 

Sérgio Reis

Ana Fernandes

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: