jump to navigation

Um mundo sem comunicação… 27/02/2009

Posted by sergioreis86 in Uncategorized.
Tags: , , , , , , , ,
trackback
         

 

         Foi – me proposto, por uma docente do curso que frequento, uma reflexão sobre a possibilidade (ou não) da existência de um mundo sem comunicação, sobre a qual me debrucei. Não precisei de muito tempo para pensar que simplesmente seria impossível, mas procurei examinar mais profundamente a questão, e pensar alguns aspectos – chave em relação a esta situação.

        Como já referi, seria impensável a existência do Homem sem efectuar qualquer tipo de comunicação. O Homem assume-se como um ser social, portanto, não poderia nunca ser privado do acto de comunicar. Se analisarmos, a comunicação foi o grande (e indispensável!) motor para o desenvolvimento, não somente do Homem, mas também dos restantes animais.

        A comunicação, podemos assim dizer, existe desde que o mundo pode ser chamado de mundo! Desde que os primeiros animais surgiram, logo, é facilmente constatável que o ser humano não poderia existir, como é hoje, sem recorrer e utilizar as mais variadas formas de comunicação que dispõe, e que tal como o Homem, foram evoluindo ao longo do tempo. A comunicação pode, portanto, surgir e ser utilizada sob vários géneros e/ou através de diversas variações, mas ela é realmente indispensável, não apenas para a subsistência do ser humano, como também para a proliferação do mesmo. O Homem não pode viver isolado da sociedade, em que desde que nasce está inserido, senão vejamos: como poderia comprar/vender comida, de que tanto necessita? Como poderia informar-se sobre algo? Como se poderia reproduzir? É vital para o ser humano comunicar, para existir como tal!

        Se reflectirmos aprofundadamente, podemos tentar imaginar como seria o mundo sem comunicação…para isso, utilizo as palavras de alguém que me é muito próximo, e que na minha opinião dizem tudo:

 

        “Um mundo sem palavras,   expressões,   gestos… Um mundo sem interacção, sem deveres, sem obrigações nem opinião! Um mundo socialmente vazio… apenas seres vivos, apenas isso! (Seres vivos, não pessoas!)”

Paula Moreira

 

        Estas palavras conseguem transmitir uma profunda ideia de como seria o mundo, se fossemos privados de comunicar. Sem ela, simplesmente estas palavras não estariam aqui escritas, pois, simplesmente, esta página estaria em branco.

        Concluindo, afirmo apenas que a evolução do ser humano se encontra integralmente conectada ao uso e à evolução da comunicação, logo não poderia existir uma sem a outra.

 

Esta e outras crónicas poderão ser consultadas em

http://www.diariodetrasosmontes.com/index.php3

 

Até Breve!

Comentários»

1. Paula Moreira - 27/02/2009

Sinto-me lisonjeada por já ser citada!
Sinto-me importante!

Em relação ao “Mundo sem comunicação” é mesmo isso que foste dizendo ao longo do teu texto: se existisse, não seria mundo, não seriamos pessoas, não existia nada!
É vital ao ser humano comunicar.

Continua a escrever!

beijo


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: