jump to navigation

Ser Jornalista… 15/02/2009

Posted by sergioreis86 in Uncategorized.
Tags: , , , ,
trackback
        
        Baseado numa sugestão do docente de uma cadeira inserida no 2º ano de Ciências da Comunicação, curso que frequento, decidi dedicar-me à procura de testemunhos que respondessem à pertinente questão: O QUE É SER JORNALISTA? 
        Sabemos que o jornalismo é desde há várias décadas um grande poder, por todas as suas capacidades perante a sociedade em que nos inserimos.
 

“A pujança de uma democracia assenta, em grande parte, no papel de consciência crítica que o jornalismo representa”

São José Almeida

 

Efectuei alguns contactos, e recebi a resposta por parte a jornalista Bruna Pereira, redactora em http://www.rascunhos.net,  onde ela, deixando claro que a sua opinião não é pautada maioritariamente pela sua experiência pessoal actual, mas sim pelo que já sentiu antes e pelo que tem visto em redor, desde que entrou no mercado de trabalho, nos dá a sua opinião sobre a questão lançada:

 

        “Durante o curso aprende-se que jornalista é uma pessoa que está entre o acontecimento e o leitor/espectador/ouvinte. É aquela personagem que, com mais ou menos arte, sabe transpor um facto para uma notícia, ou reportagem, ou entrevista ou o que quer que seja dentro do chamado “género jornalístico”. Dito num anfiteatro até parecia que era uma espécie de aventureiro de mangas arregaçadas e caneta atrás da orelha, esse tal jornalista – só não tirava a t-shirt e se transformava em Super Man para salvar o mundo, de resto fazia tudo.
Depois que se começa a trabalhar, o jornalista – esse contador de estórias mais ou menos sérias, que tem o espaço e/ou o tempo de antena limitado para as contar – assemelha-se mais a um empregado de escritório que sabe enviar e-mails, atender telefones e conduzir de vez em quando para ir a alguma coisa “importante” que por acaso até fica fora do raio da cidade onde trabalha… O que é uma pena, porque existe todo um mundo lá fora a acontecer todos os dias e a precisar de fotografias e depoimentos que não sejam os que chegam via press release.”

 

        Aproveito uma vez mais para agradecer-lhe a sua generosa contribuição, desejando-lhe felicidades para o seu futuro profissional.

         Deixo também em aberto a possibilidade de comentarem esta pertinente questão.

Até Breve!

 

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: