jump to navigation

(Re)construir Vila Real! 12/02/2009

Posted by sergioreis86 in Uncategorized.
Tags: , , , , ,
trackback

        Vila Real tem sofrido, ultimamente, várias evoluções ao nível da construção de infra-estruturas. Vários projectos têm finalmente saído do papel para serem postos em prática, e de forma visível à população desta cidade. Esta evolução estaria estagnada devido a uma questão financeira ou mesmo de mentalidade? Pois, é um assunto ao qual não temos acesso. Mas passando ao que realmente nos é visível, deparamo-nos com o aproveitamento de locais como o Parque Corgo ou a Vila Velha (zona mais antiga da cidade), visando torná-los locais mais agradáveis e proveitosos à sociedade. O Parque Corgo tornou-se numa zona muito frequentada por toda a população, com o propósito de fazer desporto ao ar livre, ou aproveitar aquele excelente “espaço verde” para conviver com familiares e amigos. A Vila Velha possui, também ela, melhores condições para acolher as pessoas que anseiam por vislumbrar aquela paisagem tão bela que é visível através daquela zona que contorna o velhinho cemitério. Mas não só estes dois locais são alvo de reconhecimento e de elogio! Temos conhecimento do aproveitamento que irá ser efectuado na Avenida Cidade de Orense, mais propriamente naquele improvisado parque de estacionamento em terra, que se encontra junto à paragem de autocarros do Tâmega, que já há muito tempo tinha como destino ser uma central de camionagem, apropriada ao volume de autocarros que diariamente visitam a nossa cidade. Pois parece que finalmente isso irá acontecer, juntamente com a construção de um pavilhão desportivo (também já era tempo!) e de um parque de estacionamento com melhores condições para acolher os vários veículos que necessitam de estacionamento no centro da cidade.

        Outro projecto que, pelo que se sabe, será posto em prática, é a construção das piscinas municipais, no local onde se encontra o Campo do Calvário, passando toda a actividade desportiva que nele decorria para a zona adjacente ao Campo Monte da Forca. Paralelamente a isto, irá também ser alargado o Jardim da Carreira, e isso sim, mais uma situação que deve ser enaltecida, porque “espaços verdes” no centro da cidade é algo que necessitamos e que se tornará (com certeza!) numa zona de lazer com elevada afluência da população.

        Mas nem tudo é mar de rosas! Todos nós visualizámos já aquela “belíssima” infra-estrutura que se encontra na entrada do Parque Florestal que já teve como objectivo a construção de um hotel, mais recentemente a construção de uma clínica ou hospital privado que, segundo se ouve por aí, bem poderia ser considerado um hotel para pessoas doentes, visto os elevados preços que estariam na mente dos seus responsáveis, mas o que é certo é que aquela construção de cimento já se mantém ali, e no mesmo estado, há vários anos, sem o mínimo aproveitamento para a sociedade. Andando alguns passos a partir dessa construção, deparamo-nos com a falta de cuidado com que é tratado o espaço com mais área verde da cidade (Parque Florestal) onde, por exemplo à noite, não existe iluminação, tornando-se num espaço perigoso e, por isso, não frequentado pela maioria da sociedade, contrastando desta forma com o Parque Corgo que possui melhores condições para as pessoas que por ali passam.

        Outro espaço que se pode referir, é aquele armazém, que antigamente era uma padaria, que se encontra ao lado do supermercado LIDL, que poderia ser aproveitado para algo mais benéfico para a nossa sociedade, visto encontrar-se já há vários anos em fase de degradação sem qualquer uso. É uma pena, visto que se encontra num excelente local da cidade e é um espaço com grande área que poderia dar lugar a algo que a nossa cidade precisa (e não são poucas as coisas!).

        Vamos encarar estes assuntos de forma positiva e esperar que os responsáveis possam dar continuidade aos projectos que têm desenvolvido ultimamente para tornar esta cidade cada vez melhor e com mais qualidade para acolher os seus habitantes e visitantes. Porque querendo, com maior ou menor dificuldade, tudo se consegue! E esta cidade tem condições para evoluir e crescer mas, para isso, teremos que querer e remar para o mesmo lado.

                                    Este e outros artigos em:        

http://www.diariodetrasosmontes.com

Comentários»

1. paulamoreira - 12/02/2009

Sem dúvida uma reflexão muito interessante!
Continua… estás no bom caminho!!

2. Joana Pais - 04/03/2009

Muito interessante a tua reflexão… De facto este é um problema que afecta todas as cidades do País… Acho bem que apostem no desenvolvimento das cidades e na modernização, mas penso que não se deviam esquecer da recuperação de locais que muito dizem aos habitantes dessa região… Apesar de não ser de Vila Real, já conheço um pouco a cidade e penso que está no bom caminho… Vamos esperar para ver o que mais vai acontecer…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: